Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Secretaria de Saúde de Erechim realiza projeto Família Responsável com colocação de DIU gratuitamente

Data da Noticia 15/07/2021
"O projeto está em funcionamento há dois meses apenas, porém pode-se constatar que a aceitação das gestantes e sensibilização dos profissionais, levando a concluir o sucesso da iniciativa".

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, juntamente com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) realiza o projeto Família Responsável, onde todas as gestantes que desejarem, poderão solicitar a colocação do DIU (dispositivo intrauterino) logo após o parto ou cesariana, de forma gratuita saindo da maternidade com a anticoncepção realizada.

Segundo dados da Febrasgo (2016) o número de gravidezes não programadas no Brasil atinge 55,4% das parturientes não adolescentes. Já no caso dessas, cresce ainda mais os índices chegam de 60% a 83,7%. Desta forma em dezembro de 2017 foi criada a portaria 3.265 que aconselha o uso do DIU para uso logo após o nascimento através de partos, cesáreas, bem como nos casos de abortos.

Conforme explica a enfermeira responsável pelo setor materno infantil da Secretaria de Saúde, Andiana Castagnara, o projeto está em funcionamento há dois meses apenas, porém pode-se constatar que a aceitação das gestantes e sensibilização dos profissionais, levando a concluir o sucesso da iniciativa.

“Esse projeto está sendo utilizando na Fundação Hospitalar Santa Terezinha e recomendado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede pública. Além disso, a anticoncepção das mulheres que buscarem e quiserem usar o método do DIU, ou mesmos outros recursos preventivos de gravidez, está sendo facilitada. Sendo necessário uma consulta de enfermagem através da UBS de referência”, ressalta a enfermeira responsável pelo projeto.

Métodos contraceptivos disponíveis na UBS’s

  • Preservativos femininos e masculinos;
  • Pílulas anticoncepcionais;
  • Anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais;
  • DIU – Dispositivo Intrauterino (Tcu 380);
  • Laqueaduras;
  • Vasectomias.


Todas imagens
  • Autor: Ascom / AUOnline
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!