Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Setor apícola cresce em Viadutos

Data da Noticia 12/05/2021
O mel de Viadutos é um produto bem visto e valorizado no exterior, cuja qualidade e sabor são apreciados.

O viadutense Rodrigo Coser, há 9 anos no setor apícola, diz que, para o Município, a atividade é de extraordinária importância. Rodrigo e seu sócio, Marcio Perozollo, produzem na propriedade situada na Linha Monte Claro, interior de Viadutos, cerca de 8 a 10 toneladas/ano de mel in natura, em suas mais de 800 colméias. O produto destina-se principalmente à empresa de Erechim, Monteclaro Representações Ltda, que exporta para países como Canadá e Alemanha. Segundo Rodrigo, esta atividade agrícola está em alta no momento, e o setor vem crescendo e trazendo oportunidade para a agricultura familiar da região.

A exportação, que atende clientes dos 5 continentes, especialmente locais como Austrália, Europa, Ásia, Alemanha, EUA e Oriente Médio, vive um momento único, devido a um preço vantajoso e que viabiliza a expansão da atividade. O Secretário de Agricultura de Viadutos, José Antônio Olkoski, enfatiza que a parceria entre o setor apícola, o Município, Secretaria de Agricultura e a Emater, que dura quase uma década, dá suporte à atividade e colabora para que o recurso advindo da produção do mel, permaneça no Município, movimentando o comércio local.

Marcio Perozollo, empresário ligado ao setor, diz que o mel da região norte do RS e Oeste de SC recebeu o 1º lugar por 3 anos em feira mundial. “ É a qualidade que vende. Há um tempo não tínhamos onde vender. Nos organizamos, capacitamos, buscamos linhas de crédito, subsídios para cera, caixas, materiais de uso, centrífugas, extratoras, e hoje levamos o nome da região e de Viadutos ao mundo. Temos a cadeia completa: produtor, assistência técnica, comercialização e comprador” - salienta Márcio.

Além dos sócios, Marcio Perozollo e Rodrigo Cozer, a equipe é formada por: Emerson Brzezinsk, Taisson Antunes, Alex Volpi, Artemio, Melania, Itacir, e outros 20 produtores engajados no projeto.

O Município e os empresários do setor estão à disposição para auxiliar interessados, bastando procurar a Secretaria da Agricultura para receber as orientações.



Todas imagens
  • Autor: Ass. de Imp. Viadutos
  • Imagens: Ass. de Imp. Viadutos

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!