Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Sexta-feira é de alerta para o RS

Data da Noticia 26/11/2015

Um forte sistema de baixa pressão atmosférica atua sobre o norte da Argentina e gera nuvens muito carregadas, com grande potencial para tempestades severas. Estas nuvens crescem no norte da Argentina, mas os ventos nos níveis atmosféricos em altitude empurram a instabilidade para o Sul do Brasil.

O oeste gaúcho, fronteira com a Argentina, começou a sentir o aumento da chuva nesta quinta-feira. Nesta sexta-feira, o Rio Grande do Sul será o estado mais atingido pelos temporais destas áreas de instabilidade. Há risco de chuvas intensas e de ventania também sobre Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná.

O oeste dos estados do Sul, região de Foz do Iguaçu (PR), Chapecó (SC) e a fronteira oeste gaúcha devem sentir chuvas muito intensas até o sábado. A previsão é que ocorram vários eventos de tempestades com ventania e risco de granizo. Áreas como norte e noroeste do Paraná terão uma trégua da chuvarada. A instabilidade deve diminuir no domingo.

 

Frontogênese 

O forte sistema de baixa pressão atmosférica deve originar uma frente fria e um ciclone extratropical entre sexta e sábado. A formação da frente fria é chamada de frontogênese. A formação do ciclone extratropical é chamada de ciclogênese.

Os ventos fortes deste ciclone extratropical vão deixar o mar bastante agitado na partir do domingo no litoral da província de Buenos Aires, do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Durante a segunda e a terça-feira, o mar sobe ao longo da costa do Sul e do Sudeste, mas não há risco de ressaca.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualizada as 20:21min, quinta- feira 26 de novembro de 2015

ATENÇÃO – ALERTA: CHUVA FORTE E TEMPORAIS | A MetSul Meteorologia alerta para intensa instabilidade hoje e em parte do sábado no Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões do Estado no decorrer desta sexta e alto risco de temporais. Adverte-se para volumes localmente muito altos de precipitação com acumulados de 50 mm a 100 mm em diversas cidades em curtos intervalos. Os volumes somente amanhã podem bater 100 mm a 150 mm em alguns pontos do interior gaúcho, o que tende a trazer alagamentos e inundações repentinas. Nuvens bastante carregadas são esperadas com muitos raios, queda isolada de granizo e vendavais localizados. Há risco de chuva forte em Porto Alegre entre amanhã e sábado e não se pode descartar a possibilidade de temporal na região metropolitana. A baixa pressão atmosférica e a presença de ar quente e úmido agravam o risco de tempo severo. No sábado, a instabilidade é maior no Centro, Norte e Leste do Estado com melhora do tempo na maioria das regiões até o fim do dia. No domingo, o tempo estará aberto e ensolarado no Rio Grande do Sul. Nas últimas horas choveu em vários pontos do interior do Estado com acumulados isolados de 30 mm a 50 mm.



Todas imagens
  • Autor: Josélia Pegorim/ Clima Tempo
  • Imagens:

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!