Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Simplicidade e beleza nas frases de Nando Reis

Data da Noticia 02/09/2016

A beleza que está na simplicidade é o tema de “O mundo é Bão Setastião”, letra do Nando Reis, que foi divulgada em 2004 no DVD “MTV Ao Vivo Nando Reis & Os Infernais”. A música foi composta para o seu filho, Sebastião, que era uma criança muito mau humorada. O título da canção (o mundo é bão Sebastião) tornou-se uma frase corriqueira dentro da família de Nando Reis, que resolveu demonstrar através de coisas simples, como o mundo de Sebastião era bom. Desta tentativa, saiu a música “O Mundo é Bão Sebastião”:

Por que o Sol saiu?  

Por que seu dente caiu?  

Por que essa flor se abriu?  

Por que iremos viajar no verão?  

Por que aqui o mundo não será cão?

A canção é muito simples, Nando pergunta ao seu filho o porquê de certas coisas acontecerem, o porquê de um dente cair, o porquê das viagens de verão... E logo no refrão o músico responde as questões.

Quando o Godzilla atacar  

Quando essa febre baixar  

Quando o mamute voltar  

Descongelado a caminhar na Sibéria  

Quando invento, o mundo é feito de ideias

Aqui a letra fala de coisas ruins e passageiras, que fazem duvidar de que o mundo realmente seja bom. Coisas ruins como a febre que deixa a pessoa debilitada ou as próprias invenções da mente infantil. A partir destes acontecimentos às vezes nos perguntamos: O mundo realmente é bom?

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é teu, Sebastião

Mas Nando Reis defende que sim, o mundo é bom, e ele ainda fala isso para seu filho Sebastião, como uma lição de vida, tentando demonstrar a ele que apesar das adversidades o mundo é bom, a vida é boa e vale à pena. E mais, além d’o mundo ser bom, o mundo é do próprio Sebastião, ele pode ser livre dentro de um mundo que é dele! Que descoberta para uma criança que aprende aos poucos como é viver.

Como escrever certo o seu nome?  

Como comer se der fome?  

Como sonhar pra quem dorme?  

E deixa o cansaço acalmar lá em casa  

Como soltar o mundo inteiro com asas

Alguns dos primeiros desafios de uma criança são elementos da letra. Aprender a comer sozinho quando se tem fome, os primeiros momentos em sala de aula, quando se aprende coisas simples e básicas, como escrever o próprio nome.

Tiranossauro Rex Tião  

Dentro dos seus olhos virão  

Monstros imaginários ou não  

Tão forte somos todos Os Infernais  

E agora eu vivo em paz

Esta estrofe parece demonstrar o olhar de um pai para seu filho, que após passar por algumas intempéries da vida, agora brinca, e demonstra alegria em seus olhos. E a alegria aqui é retratada como monstros surgindo dos olhos da criança, ou seja, a imaginação fértil infantil realmente fluindo na hora da diversão.

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é teu, Sebastião

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é bão, Sebastião  

O mundo é teu, Sebastião

A letra é simples, e apesar de retratar a tentativa de um pai que demonstra ao seu filho quão interessante pode ser a vida, a mesma música pode nos trazer uma mensagem em meio ao caos implantado no Brasil em 2016, a mensagem de que o mundo é bom, não importa o que aconteça, dentro das adversidades sempre terá um fundo de alegria. Seja você Sebastião, Maria, José ou qualquer pessoa, lembre-se: “O mundo é bão”!

 

João Dalbosco. 23 anos, estudante de história, músico e amante da literatura.



Todas imagens
  • Autor: João Dalbosco
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!