Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR de Viadutos, celebra 60 anos de existência

Data da Noticia 23/11/2023

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Viadutos foi registrado no Ministério do Trabalho e Previdência Social, em 26 de outubro de 1965, como entidade sindical de primeiro grau, com sede na Av. Independência 484, em Viadutos RS.

Trechos abaixo encaminhados pelo Sindicato

“Estamos reunidos, neste dia especial para a nossa entidade e para o movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais, a fim de resgatar um pouco da nossa caminhada histórica de 60 anos de organização sindical.”

“O Sindicato tem por missão coordenar e mobilizar a categoria dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, a partir dos problemas sentidos e vividos, centrando a ação na construção de um modelo alternativo de desenvolvimento, tendo presente a organização e o crescimento da consciência de classe, cujo objetivo maior é uma sociedade mais justa e igualitária.”

“O nosso Sindicato é como uma semente que foi lançada no solo, muitos acolheram esta semente em seus corações onde produziram frutos e novas sementes. As suas vidas se confundem com a história deste sindicato.”

“ Trabalhadores (as) rurais que não se acomodaram, nem aceitaram o descaso como resposta aos seus problemas. Fomos e somos persistentes, enfrentamos os nossos medos e superamos desafios, para escrever em nossa história as nossas conquistas.”

“São tantos rostos e mãos calejadas que semearam, ensinaram que viram nascer frutos de seu trabalho e que agora podem contemplar as conquistas das políticas públicas, que são frutos de mobilizações, passeatas e reuniões.”

“Ocupamos ruas e ginásios. Foram muitas jornadas em que a nossa voz ecoou forte e somente por estas lutas e sacrifícios que hoje vislumbramos a melhoria de qualidade de vida de nosso agricultor.”

“Descobrimos o nosso valor, antes estas mãos calejadas, praticamente só trabalhavam, agora lutam mais conscientes por seus direitos, acreditando e atuando lado a lado com seus líderes sindicais.”

“As conquistas, desta caminhada, foram muitas, dentre as quais destacamos:”

  • Benefícios previdenciários;
  • Crédito fundiário;
  • Troca-troca de sementes;
  • Avanços na saúde pública e no meio ambiente;
  • Aplicação dos direitos trabalhistas, CLT;
  • Habitação rural;
  • Ateg;
  • ITR;
  • INCRA;
  • PRONAF;
  • TERRA BRASIL;
  • Aposentadoria rural;
  • Cartão FETAG Ma.

“Nesta história sem fim, o movimento sindical gaúcho jamais se acomodou ou aceitou o descaso para com a sua categoria. Como tudo na vida, o futuro apresenta desafios e não existe como melhorar de vida, em nem melhorar a vida das pessoas, sem correr riscos.”

“Desanimar frente à primeira dificuldade mais séria, acomodar-se, isso definitivamente não faz parte da história deste Sindicato. Lembramos dos trabalhadores e trabalhadoras que lutaram, sonharam, planejaram e construíram a organização e a conscientização da nossa categoria

“Queremos compartilhar com todos esta caminhada de 60 anos, uma história de conquistas e desafios com o objetivo de resgatar a saga de líderes que possibilitaram o desenvolvimento e a consolidação da atividade agrícola de forma organizada, diversificada e inovadora no Estado.”

“Uma história feita por muitas mãos e muitas vidas, que reconhecemos e valorizamos. Obrigado a cada mulher e homem que contribuiu nestes 60 anos de Sindicato.”

Após o resgate histórico iniciaram os pronunciamentos.

A primeira a se pronunciar foi a Coordenadora da Regional Sindical do Alto Uruguai Glauciane;

A seguir fez uso da palavra o Vice-prefeito Giovan André Sperotto;

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viadutos, Adilson Machado da Silva fechou os pronunciamentos.

O Pároco Waldemar fez um momento espiritual com os presentes.

Para finalizar os ex- dirigentes sindicais foram homenageados por suas histórias e caminhadas ao longo dos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viadutos.  



Todas imagens
  • Autor: STR Viadutos
  • Imagens: Edison Demarco e Tânia Beatriz

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!