Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Sistemas e aplicativo para produção rural são apresentados na 17ª Cotrijal

Data da Noticia 29/02/2016
Transferência de Tecnologia - Tecnologias de diversos centros de pesquisa da Embrapa são demonstradas na feira

Tecnologias que aprimoram e simplificam diversas etapas da produção rural, como sistemas web e um aplicativo de monitoramento agrometeorológico, serão os destaques que a Embrapa Informática Agropecuária apresenta na 17ª Expodireto Cotrijal. A feira será realizada de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

 

Entre as novidades do estande da Embrapa, estará a versão para dispositivos móveis do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Agritempo, que oferece informações agroclimáticas para auxiliar os produtores rurais. A ferramenta gera mapas de monitoramento e previsão, boletins agrometeorológicos e gráficos. O aplicativo é gratuito e está disponível para o sistema operacional Android.

 

Nas demonstrações da pesquisadora da área de Transferência de Tecnologia Junia Rodrigues de Alencar, os visitantes do evento também poderão conhecer os repositórios digitais Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura), Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa) e Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura). Os serviços disponibilizam, em versão digital, a produção técnico-científica da Embrapa e publicações de pesquisa em agricultura nacionais e internacionais.

 

Outras tecnologias que estarão no estande são os sistemas Ageitec (Agência Embrapa de Informação Tecnológica), SATVeg (Sistema de Análise Temporal da Vegetação) e Invernada, todos disponíveis gratuitamente na internet. A Ageitec possibilita o acesso aos conteúdos gerados pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa sobre produtos e temas do negócio agrícola, como trigo, arroz, cana-de-açúcar, milho, banana, entre outros.

 

O SATVeg é uma ferramenta web destinada à observação de perfis temporais de índices vegetativos, derivados de imagens de satélites. Essas informações permitem que o usuário acompanhe, ao longo do tempo, o comportamento da vegetação na superfície terrestre, auxiliando em trabalhos e estudos relativos ao uso e cobertura da terra.

 

Já o software Invernada oferece um suporte ao planejamento da produção de bovinos de corte, com informações e mecanismos que auxiliam nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, dinâmica de crescimento dos animais e otimização de dietas. Com esse sistema, o usuário pode simular e comparar diferentes opções de manejo.

 

 

Serviço:

Demonstração de tecnologias na 17ª Expodireto Cotrijal

Data: de 7 a 11 de março

Endereço: Rodovia RS 142, km 24,  Não-Me-Toque (RS)

 

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)  Informática Agropecuária  [email protected]  Telefone: (19) 3211-5747

Colaboração: Beatriz Guimarães  Informática Agropecuária 

Mais informações sobre o tema Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Todas imagens
  • Autor: Embrapa
  • Imagens: André Minitti - Embrapa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!