Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Situação de trecho da RSC 153 afeta escoamento de grãos no Norte do RS

Data da Noticia 24/05/2016
Buracos na rodovia entre Barros Cassal e Soledade dificultam o tráfego principalmente dos veículos de carga

Os motoristas que deixam o Norte gaúcho para o escoamento da safra de grãos até o Porto de Rio Grande pelo mais recente Corredor de Exportação do Estado encontram dificuldades devido à situação de um trecho de 35 quilômetros. A quantidade e a profundidade dos buracos na RSC 153 entre Soledade e Barros Cassal causam prejuízos nos caminhões e oferecem risco de acidentes. Muitos caminhoneiros utilizam a BR 386 até Porto Alegre e depois a BR 116, mesmo que a rota alternativa seja mais longa e tenha pedágios.

Os riscos aumentam neste período com a intensificação do movimento em razão do escoamento da soja. O tráfego é mais acentuado das 16h às 17h no trecho em Barros Cassal. Os motoristas formam comboios na RSC 153 com os veículos carregados. Em trechos como nos km 243, 241 e 232, é preciso fazer manobras pela contramão e até pelo acostamento para desviar das crateras. No ponto mais precário, no km 232, buracos chegam a 20 centímetros de profundidade.

O caminhoneiro Elvio Gonsalves, de 32 anos, utiliza o trecho até cinco vezes por semana e apenas durante o dia. “O motorista é obrigado a andar muito devagar, quase parando mesmo. Por isso, não tem como dirigir à noite, não dá para ver os buracos, fora que já ouvi muitos casos de assalto nesse trecho.”

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que entre 9 e 13 de maio houve manutenção no local. As próximas ações tiveram que ser interrompidas devido ao atraso no fornecimento de Cimento Asfáltico de Petróleo pela subsidiária da Petrobras no Estado. A estatal diz que está tomando as medidas necessárias das cláusulas contratuais que possui com a fornecedora para a retomada do envio do material.

Além disso, um processo licitatório de recuperação do trecho entre Barros Cassal e Soledade está sub judice. Segundo o Daer, uma das concorrentes ingressou com recurso após o resultado. Agora, a autarquia espera a resposta da Justiça para dar o aval do começo da obra.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Rodrigo Assmann / Gazeta do Sul / CP

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!