Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

SMEC de Machadinho dá os passos finais na implantação do Programa Escola em Tempo Integral

Data da Noticia 10/05/2024

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Machadinho está nos estágios finais de implantação do Programa Escola em Tempo Integral. O programa, estabelecido pela Lei Federal nº 14.640 de 31 de julho de 2023, busca fomentar a criação de matrículas em tempo integral para todos os níveis e modalidades da educação básica, proporcionando uma formação mais abrangente aos alunos.

O que é Educação Integral?

A educação integral é uma abordagem pedagógica que visa ao desenvolvimento completo dos estudantes, incluindo os aspectos cognitivo, emocional, social, físico e cultural. Esse modelo prioriza a integração de diferentes dimensões da aprendizagem, preparando os alunos não apenas para o conhecimento acadêmico, mas também no convívio social, criatividade e desenvolvimento autônomo.

Organização da Rede Municipal de Machadinho

A rede municipal de Machadinho tem se preparado desde março para implementar o novo programa Escola em Tempo Integral. Inicialmente, serão formadas duas turmas-piloto na Escola Samuel Comachio, atendendo alunos do 2º e 3º anos.  A intenção é oferecer atividades no contraturno, com acréscimo de 15 horas semanais,  que complementam as habilidades desenvolvidas no turno regular.

A secretária de Educação e Cultura de Machadinho, Professora Leoni Pelicer Schwaab, afirmou que futuramente o programa será ampliado para mais alunos. “Iniciamos pela Escola Samuel Comachio pela disponibilidade de salas no turno da manhã, e seguindo os critérios estabelecidos pelo MEC, formamos duas turmas com base nas matrículas pactuadas no ano passado. Para o próximo ano, além dos anos iniciais do fundamental, temos a intenção de ampliar vagas para turno integral na creche. Para isso, estamos buscando a construção de mais duas salas na Escola Municipal de Educação Infantil Nair Bernardete Meassi.”

O programa implantado na rede municipal é totalmente alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece uma abordagem educativa integrada e holística. Ele enfatiza experiências lúdicas, progressão contínua da aprendizagem e uma ponte sólida entre as fases educativas.

Além disso, o foco no aprendizado prático incentiva os alunos a aplicar seus conhecimentos em situações reais, permitindo que resolvam problemas concretos e não apenas compreendam teorias. Para isso, tem sido importante o apoio da empresa Vivências Criativas, de Tapejara, contratada por oferecer um modelo inovador e inclusivo de educação. A abordagem das Vivências Criativas vai além das diretrizes tradicionais, com professores assumindo o papel de facilitadores de auto aprendizagem, para que as crianças assumam um papel de protagonismo.

Recursos Financeiros para o Programa

O programa é financiado por um fomento do FNDE, que cobre as vagas pactuadas, e será utilizado para custear o turno complementar, aquisição de materiais e equipamentos. A Prefeitura Municipal também oferece contrapartidas, incluindo transporte, alimentação e outros materiais para os estudantes.

Com este programa, a SMEC de Machadinho busca transformar a educação municipal e oferecer uma experiência de aprendizagem completa e inovadora.

 

 

Silmar Luiz Biscaro - ASSCOM Governo de Machadinho-RS

Todas imagens
  • Autor:
  • Imagens: ASSCOM Governo de Machadinho-RS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!