Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Soja se encaminha para final do plantio no Rio Grande do Sul.

Data da Noticia 12/12/2016
Não há registro de ataques de pragas

Com 88% da área projetada para a soja no Rio Grande do Sul já semeada, o plantio se encaminha para a finalização. Nas lavouras de soja já implantadas, a germinação e o desenvolvimento vegetativo apresentam ótimas condições, com plantas sadias e vigorosas. Não há registro de ataques de pragas.

De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, na Fronteira Noroeste, em especial na costa do Rio Uruguai, 50% da área de soja está semeada dentro do calendário previsto no Zoneamento Agroclimático; o restante será em final de janeiro, após a colheita do milho plantado no cedo e que ocupou uma área muito elevada neste ano na região. As áreas que serão semeadas no mês que vem são consideradas como safrinha de soja, cujo plantio não pode ser financiado e nem coberto com Proagro.

O feijão 1ª safra apresenta diferentes potenciais produtivos. Nas localidades onde as chuvas foram adequadas, a cultura se encaminha para o enchimento de grãos e maturação. Nos locais de maior déficit hídrico, há redução da capacidade produtiva. Todavia, no geral, o aspecto das lavouras é bom. As áreas semeadas no início de agosto são colhidas, com produtividade considerada boa, de 1.200 a 1.300 kg/ha.

No milho, a situação das lavouras varia de região para região, em função da quantidade de chuvas nas últimas semanas, e em função também do tipo de solo, pois em solos rasos o estresse hídrico é sentido mais rapidamente do que em áreas com solo profundo. No geral, as lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento/formação de grãos, com boas perspectivas de produtividade. Técnicos da Emater/RS-Ascar preveem boa oferta de milho já a partir de dezembro, o que pode levar à redução do preço pago ao produtor.



Todas imagens
  • Autor: Assecom
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!