Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Sucesso marca a X Festa do Pierogi em Centenário

Data da Noticia 02/09/2019
O jantar típico polonês reuniu centenas de pessoas no Ginásio Municipal

Um evento recheado de tradição, e que vai ficar na lembrança de centenas de pessoas que estiveram presentes, na noite do último sábado (31), quando ocorreu a X Festa do Pierogi de Centenário. O jantar típico polonês acompanhado de baile, foi promovido pela Prefeitura de Centenário, e reuniu centenas de pessoas no Ginásio Municipal. A recepção foi feita pelo prefeito Hilário José Kolassa, acompanhado da primeira dama Shirlei Maria Moreto Kolassa; e pelo vice-prefeito Jacir Polinski, acompanhado de sua esposa, Eliane Maura Biesek Polinski.

A festa contou com a presença de lideranças regionais, como o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai - AMAU e também prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi; da presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Centenário, Angelita Ana Samojeden Ziger; do prefeito de Áurea, Antônio Jorge Slussarek; do prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Josiel Griseli; do vice-prefeito de Itatiba do Sul, Gentil Zati; do prefeito de Carlos Gomes, Egidio Moreto e do prefeito de Floriano Peixoto, Orlei Giaretta. O evento também contou com a presença das soberanas do município, a rainha Hagatta Lengoski da Silva e as princesas Franciele Lavinski e Bruna Pollom.

Também estiveram presentes o Tenente Coronel, Carlos Augusto da Cruz Soares, CMDT do 13 BPM de Erechim; SD Everton Fernando Habbas Menosso, responsável pelo CMDO da BM de Centenário; a Inspetora da Delegacia de Polícia de Áurea, Elisiane Petikowicz; os padres Claudino Talasca, de Áurea e Davi de Carlos Gomes;  o Assessor do Deputado Federal Dionilson Marcon, Fernando Fornazieri; o Assessor do Deputado Federal Carlos Gomes, Elves Palkewich; Assessor do Deputado Estadual Elderico Paparico Bachi, Genoir Marcos Florek; o presidente da Braspol, Arlindo Waczuk; o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Alderi Oldra; o representante da Rádio Gaurama, FM 91.9, Milton Berstein, além de vereadores e secretários municipais de Centenário.

Durante a abertura oficial, o presidente da AMAU, Juliano Zuanazzi, enfatizou que a Festa do Pierogi de Centenário é um investimento que o governo do município está fazendo na cultura local. “Centenário cultiva sua cultura, que é de predominância polonesa, valorizar as atividades dos antepassados, como a culinária e os costumes dos poloneses é um investimento que se faz em cultura. Em nome dos municípios do Alto Uruguai nós parabenizamos Centenário pela realização desta atividade e desejamos vida longa para a Festa do Pierogi”, comentou ele.

O prefeito de Centenário Hilário Kolassa deu as boas-vindas a todos os presentes, enfatizando e o envolvimento de todos que trabalharam para a realização da Festa, que é uma das marcas do município.  “Agradecemos o esforço realizado pelos organizadores e por todos que trabalharam no evento para que todos os participantes pudessem desfrutar dos sabores da culinária polonesa, e além disso, passar momentos agradáveis com toda a comunidade de Centenário durante a festa”, disse.

De acordo com a assistente social, Aline Lowe Ribas Wilhelm, integrante da Comissão Organizadora, a comunidade se uniu para promover um evento especial. “Pensamos em cada detalhe, desde a decoração das mesas até a comida, pois essa é uma festa especial e queríamos que a comunidade celebrasse conosco, que todos se sentissem bem e satisfeitos. Acredito que a festa foi um sucesso pois todos puderam saborear as delícias da cultura polonesa”, finalizou.

A X Festa do Pierogi contou com uma decoração especial, além disso, os participantes puderam saborear um cardápio com pratos variados, aonde o Pierogi era protagonista. Após o jantar, ocorreu um baile com a Banda Mercosul.



Todas imagens
  • Autor: Ass. de imprensa de Centenário
  • Imagens: Luciano Breitkreitz / PM Centenário

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!