Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Temporal causa desabamento em ginásio e deixa ao menos um morto e quase 60 feridos em Giruá

Data da Noticia 16/11/2023
Força do vento e da chuva derrubou postes e árvores, bloqueando acesso à cidade

Um forte vendaval atingiu a cidade de Giruá, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na noite desta quarta-feira e deixou ao menos uma pessoa morta, em torno de 60 pessoas feridas e muita destruição. O Corpo de Bombeiros do município confirmou que uma mulher morreu em função do desabamento do telhado de um ginásio esportivo. A identificação da vítima não foi repassada oficialmente.

Os feridos foram encaminhados ao hospital de Giruá. Pacientes em situação de maior gravidade foram deslocados para o Hospital de Santa Rosa.

O incidente ocorreu pouco antes das 22h. As equipes de bombeiros permaneciam no local ao longo da noite e madrugada e contavam com apoio de equipes de cidades vizinhas.

Diversos postes e árvores foram derrubados pela força da chuva e do vento. O principal acesso ao município, pela ERS 344, chegou a ser bloqueado por conta de árvores caídas na pista. O fornecimendo de luz ficou completamente comprometido. 

Possibilidade de tornado

Segundo a MetSul, imagens de satélite da noite desta quarta-feira mostravam um sistema meteorológico chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala entre o Noroeste do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná com a instabilidade mais intensa sobre o Noroeste gaúcho.

"Trata-se de grande aglomerado circular e de longa duração de nuvens muito carregadas, identificado por satélite, que provoca chuva intensa e tempestades", explica Estael Sias, metereologista da MetSul, que alerta: "Podem ocorrer tornados e microexplosões quando da atuação destes aglomerados".

Segundo ela, estes complexos surgem geralmente durante a noite e enfraquecem durante o dia e são comuns em meses da primavera e do verão nas latitudes médias da América do Sul sob ar tropical quente, úmido e muito instável.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Reprodução / CP

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!