Agora: Programação Musical Com: Programação Automática Agora: Programação Musical Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Tornados causaram destruição em duas cidades

Data da Noticia 15/07/2015
Ao menos dois fenômenos climáticos de grandes proporções atingiram o Sudoeste. Ventos ultrapassaram os 200 km/h

A terça-feira (14) foi dia de contagem dos estragos e de tentar entender o que aconteceu no Sudoeste do Paraná. Dois tornados deixaram um rastro de destruição em municípios da região, na noite de segunda-feira (13). Francisco Beltrão e Mariópolis foram as cidades mais afetadas, com 69 das 71 pessoas feridas.

Ao analisar as imagens de casas de alvenaria devastadas, veículos arrastados, animais mortos e árvores retorcidas, o Simepar confirmou que as duas localidades foram impactadas pela mesma tempestade. Contudo, como as cidades distam 70 quilômetros uma da outra, o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, acredita, depois de analisar vídeos e fotos, que houve a incidência de dois tornados. Em alguns pontos, os ventos ultrapassaram os 200 km/h.

“Quando veículos pesados são arrastados a tamanha distância e casas de alvenaria são completamente destruídas, podemos dizer que ficou entre o F2 e o F3”, diz, citando a escala Fujita, que classifica os tipos de tornados. A estimativa da velocidade dos ventos foi feita com base em imagens dos estragos. Já em Mariópolis, os ventos teriam sido de aproximadamente 150 km/h, deixando 50 pessoas feridas –nenhuma em estado grave. Ao menos 30 casas ficaram destruídas e outras 50 pessoas ainda permanecem desalojadas.

Na comunidade conhecida como Km 8, na área rural de Francisco Beltrão, o cenário é desolador. Sete casas foram completamente arrasadas e dezenas de outras danificadas. A cidade registrou 19 feridos – nenhum em estado grave, encaminhados aos hospitais da região. Equipes dos Bombeiros, do Exército, da Copel e da Sanepar, além da Defesa Civil e da prefeitura de Francisco Beltrão, seguem dando assistência aos desabrigados e desalojados.

Segundo o último boletim da Defesa Civil estadual, das 18 horas desta terça-feira (14), até agora mais de 21,2 mil pessoas foram afetadas em 42 municípios do Paraná por causa das chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (10). Além disso, 2.384 casas foram danificadas, sendo que 234 pessoas foram desalojadas (foram para a casa de parentes ou conhecidos) e 9 permanecem desabrigadas.



Todas imagens
  • Autor: Gazeta do Povo
  • Imagens: Divulgação/PMFB

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!