Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Tortelli alerta para risco de fechamento de hospitais do Interior

Data da Noticia 01/07/2015
O deputado estadual Altemir Tortelli manifestou preocupação em relação ao risco de fechamento de hospitais de médio e pequeno porte do Rio Grande do Sul que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em visita à Fundação Hospitalar Santa Terezinha nesta sexta-feira (26), em Erechim, o parlamentar tomou conhecimento junto à direção sobre as dificuldades vividas pela entidade.

“A política de cortes do governo do Estado está fechando os pequenos e médios hospitais. A situação da Fundação Hospitalar Santa Terezinha é a mesma que vivem diversas outras unidades que são fundamentais para o atendimento das comunidades do Interior”, afirmou Tortelli.

A extinção do Incentivo de Co-financiamento da Assistência Hospitalar (Ihosp) às entidades filantrópicas é fator determinante para o agravamento das condições dos hospitais que atendem pelo SUS, conforme Tortelli. Interrompido em janeiro no início do ano pela gestão Sartori, o Ihosp consistia em complemento de custeio a hospitais para procedimentos de média complexidade na assistência hospitalar.

Com a interrupção, o corte total estimado até o final do ano é de cerca de R$ 300 milhões de investimentos ao setor da Saúde Pública. Na avaliação do parlamentar, diversas unidades hospitalares dependem desse recurso para manter o atendimento básico pelo SUS. “Redução e precarização dos serviços e atendimentos são as consequências”, alerta Tortelli.

Outro fator apontado pelo deputado como agravante da crise dos hospitais é a suspensão pelo governo estadual dos repasses de verbas para Saúde e Educação aos municípios. Prefeituras já estudam entrar na Justiça, através de ação coletiva ajuizada pelo Ministério Público, para exigir a quitação dos repasses.

“Na Assembleia Legislativa, estamos pressionando o Governo para tirar a Saúde do alvo dos cortes. O momento exige dos municípios e lideranças da região uma grande aliança, em busca de soluções e estratégias para pressionar os governos do Estado e da União”, propõe o parlamentar.

O tema foi debatido em reunião realizada na sexta-feira, entre o deputado Tortelli, o secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Júnior, e o diretor-executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub, na sede da instituição.



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Comunicação - Gabinete do
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!