Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Tortelli defende que novos cursos de Medicina do RS sejam destinados a universidades públicas e comunitárias

Data da Noticia 05/05/2015
O deputado Altemir Tortelli defendeu as universidades públicas e comunitárias na manhã desta terça-feira (05), em reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.

O deputado Altemir Tortelli defendeu as universidades públicas e comunitárias na manhã desta terça-feira (05), em reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Ao celebrar a notícia sobre a ampliação do número de cursos de Medicina no Rio Grande do Sul, o parlamentar destacou a importância de que os mesmos sejam destinados a instituições comprometidas com o ensino público.

Erechim, Ijuí e Novo Hamburgo foram os municípios já selecionados pelo Ministério da Educação (MEC), que ainda precisa definir os critérios para estabelecer quais entidades serão contempladas. Nesse sentido, Tortelli propôs e aprovou junto à Comissão a elaboração de um documento posicionando sobre a importância de que as entidades escolhidas não sejam as de caráter meramente mercadológico, “como grandes empresas que oferecem curso superior”. O mesmo será entregue ainda nesta terça-feira, em audiência que ocorre em Brasília, com a presença de representantes da Comissão.

Tortelli também recomendou que representantes do MEC sejam convidados pelo Parlamento gaúcho para o detalhamento sobre o processo de definição das instituições.

Todas as cidades selecionadas somam 70 mil habitantes ou mais e não contavam com curso superior para graduação de médicos. Foram levados em consideração a necessidade do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de residência médica. A iniciativa do Governo Federal faz parte da estratégia do Mais Médicos, que prevê ampliação do número de profissionais formados no interior do país.

A atividade, que ocorreu no Espaço Convergência da Assembleia, antecedeu a audiência pública sobre o Plano Estadual de Educação, que contou com a participação do secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha.



Todas imagens
  • Autor: Comunicação Gabinete Deputado Altemir T
  • Imagens: Jornalistas Alexandre Miorim (MTE 17509)

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!