Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Uergs em Sananduva promove Aula Inaugural sobre a revolução geoespacial e sua aplicação nas ciências ambientais

Data da Noticia 03/04/2018

A Uergs em Sananduva promove, no dia 13 de abril, a aula inaugural do primeiro semestre de 2018, com o tema “A revolução geoespacial mudando nossa forma de pensar, agir e interagir no ambiente”. A aula será ministrada pelo professor Clódis Andrade Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, que desenvolve projetos na linha de pesquisa “Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento aplicados às Ciências Ambientais”.

 

De acordo com Clódis, o início do terceiro milênio está sendo marcado pelo avanço tecnológico da geoinformação e tecnologias como GPS, Drones e imagens de satélite nunca estiveram tão presentes na rotina diária da população. “Atualmente, equipamentos de posicionamento global estão acoplados a telefones celulares e permitem uma locomoção muito mais eficiente das pessoas, seja nas grandes cidades ou em áreas rurais. As redes sociais hoje utilizam as informações de localização para implementação de um marketing melhor direcionado ao público-alvo: o geomarketing. Drones são capazes de promover um monitoramento de lavouras e aumentar a produtividade da agricultura brasileira, mas também são utilizados de forma ilícita no aumento do tráfico de drogas e armas em todas as regiões do país, tornando a segurança pública mais complexa e mais carente de qualificação e tecnologia. Já as imagens de satélite, antigamente disponíveis só para o uso por

profissionais extremamente especializados, atualmente são acessíveis pela internet, revolucionando a percepção da humanidade sobre o ambiente em que vive”, explica o professor.

 

“Tanto os degelos de geleiras da Antártida, como o desmatamento da Amazônia e Mata Atlântica, são combatidos pelos órgãos ambientais com uso de imagens de satélite, ao mesmo tempo que, alunos de escolas de ensino fundamental abandonaram o papel vegetal e hoje fazem mapas em computador observando seu próprio bairro a partir de imagens obtidas do espaço num ambiente totalmente digital”, acrescenta Clódis.

 

A aula inaugural terá início às 19h30, na Casa de Cultura Hilário Copatti e é aberta à toda comunidade.

 

Daiane de Carvalho Madruga

Analista: Jornalista | Assessoria de Comunicação Social

Reitoria | Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

3288-9016 | (51) 84340589 Registro Profissional nº 15561 [email protected] www.uergs.rs.gov.br

 



Todas imagens
  • Autor: Comunicação Uergs
  • Imagens: Internet/Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!