Agora: Top 30 Nejo Com: Felipe Kaplan Agora: Top 30 Nejo Com: Felipe Kaplan

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

UFFS anuncia criação do curso de Ciências Biológicas

Data da Noticia 16/06/2020
Previsão é de que novo Bacharelado do Campus Erechim seja ofertado para ingresso no primeiro semestre de 2021

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim se prepara para a oferta de um novo curso de Graduação. Trata-se do Bacharelado em Ciências Biológicas, em turno Integral, com 40 vagas anuais. Conforme o diretor do Campus, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, o curso já constará no Sisu para ingresso no primeiro semestre de 2021.

A criação do bacharelado foi aprovada pelo Conselho de Campus e também pelo Conselho Universitário (Consuni), conforme a Resolução nº 17/CONSUNI/UFFS/2019. O curso já consta no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC).

 A decisão de criar o curso ocorreu por meio da constituição de um grupo de trabalho (GT), que elaborou estudos sobre a viabilidade da criação do curso, considerando também infraestrutura e pessoal. Esse GT elaborou uma proposta que tramitou nas instâncias institucionais previstas – conta o diretor Luís Fernando.

No momento, o projeto pedagógico do curso (PPC) está em avaliação na Diretoria de Organização Pedagógica da UFFS. Depois, será apreciado na Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis.

Luís Fernando pontua ainda que serão necessários dois novos docentes no Campus para a integralização da matriz curricular. “Com relação aos técnicos-administrativos em educação, serão otimizados os já existentes, especialmente em laboratórios”, diz o diretor.

 

Perfil profissional

O PPC do curso considera que “o profissional das Ciências Biológicas é particularmente importante nas regiões que necessitam de desenvolvimento, com foco em sustentabilidade e qualidade de vida”. Confira abaixo:

“A existência de um curso de Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado possibilita implantação de projetos de pesquisa e extensão que venham a suprir essas demandas regionais. Neste sentido, o profissional da área de Ciências Biológicas torna-se peça chave como elemento provocador de discussões amplas, na comunidade e no meio acadêmico, das consequências de tal cenário e na proposição de estratégias de controle ou minimização de tais impactos. Desta forma, compreende-se que o desenvolvimento de novas tecnologias, propiciadas pela expansão da Educação Superior pública através da criação da UFFS em cursos chaves (como Ciências Biológicas), permitirá que a região obtenha progresso e desenvolvimento econômico e social em um panorama de desenvolvimento sustentável”.

 

Incremento no Ensino

Este será o quarto curso de Ciências Biológicas da UFFS, sendo o primeiro Bacharelado. Os campi Cerro Largo (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR) já ofertam a Licenciatura.

No âmbito do Campus Erechim, será o quinto Bacharelado, ao lado dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia. O Campus oferta também as Licenciaturas em Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Pedagogia.



Todas imagens
  • Autor: Ascom UFFS - Campus Erechim
  • Imagens: Dolisete Levandoski/Divulgação/UFFS.

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!