Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

UFFS anuncia o primeiro doutorado do Campus Erechim

Data da Noticia 12/06/2023
Além do Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Campus Erechim, estão aprovados o Doutorado em História e o Mestrado em Enfermagem para o Campus Chapecó e o Doutorado em Desenvolvimento e Políticas Públicas para o Campus Cerro Largo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao MEC, divulgou, na quarta-feira (7), os resultados dos pedidos de autorização para novos mestrados e doutorados. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) havia submetido, em 2022, três projetos de cursos novos de mestrado e cinco cursos de doutorado. Destes, foram aprovados um novo curso de mestrado e três novos cursos de doutorado. Os novos cursos aprovados são:

 

Doutorados em:

Ciência e Tecnologia Ambiental – Campus Erechim

História – Campus Chapecó

Desenvolvimento e Políticas Públicas – Campus Cerro Largo

 

Mestrado em Enfermagem – Campus Chapecó.

 

Com o resultado, o Campus Erechim terá seu primeiro doutorado, no caso, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), que já formou mais de 110 pessoas no curso de mestrado.

 

A área de concentração do PPGCTA é em Produção Sustentável e Conservação Ambiental. O Programa está centrado na promoção da sustentabilidade dos agroecossistemas, no desenvolvimento de tecnologias e na manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais. As pesquisas desenvolvidas são direcionadas para produzir conhecimento que possibilite entender o efeito das atividades humanas nos diversos ambientes e contribua no estabelecimento de métodos, técnicas e estratégias que visem ao desenvolvimento sustentável. O resultado esperado do conjunto de pesquisas é a proposição de estratégias, métodos e tecnologias que visem à sustentabilidade dos sistemas produtivos, aliada à manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais.

 

Expectativa para novos cursos

 

De acordo com pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clevison Giacobbo, a UFFS segue aguardando os resultados de mais uma proposta de mestrado e outra de doutorado, esperando contar com êxito nestas também. “Cabe salientar que, para o caso das propostas de doutorado e de mestrado não aprovadas, ainda cabe recurso”, explica.

 

Além disso, Giacobbo reforça que este é um resultado muito importante para a UFFS. “Até o momento, a UFFS contava com apenas um doutorado e para ser considerada Universidade seria necessário ao menos mais um, portanto, essas aprovações consolidam a UFFS como Universidade”.

 

A diretora de Pós-Graduação, Margarete Bagatini, explica que este trabalho iniciou fortemente no último quadriênio de avaliação dos programas, pois para possibilitar o envio de novas propostas, nossos cursos precisavam ter nota mínima 4. “Com muito esforço das equipes da Diretoria de Pós-Graduação e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, com o apoio da nossa Reitoria, passamos a fomentar bolsas internas da UFFS aos programas, além de direcionar o fomento da pesquisa para os docentes atuantes na pós-graduação”.

 

Para Margarete, esse trabalho resultou na excelente notícia que sete dos programas haviam subido de conceito, passando de três para quatro, o que possibilitou que três destes programas submetessem seus projetos de doutorado, que acabam de receber a aprovação pela CAPES.

 

O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, afirmou que esta é uma excelente notícia, que vem coroar um trabalho de uma Universidade que, com os novos programas conquistados, se consolida na pós-graduação. “Quando iniciamos a gestão, já tínhamos a quantidade de mestrados necessários, mas não tínhamos nenhum doutorado. Agora temos quatro, talvez cinco, a depender do resultado da APCN faltante. O novo mestrado também é uma excelente notícia. Podemos celebrar juntos o resultado de muito trabalho, e deixar a Universidade preparada para a próxima gestão avançar em entregas nesta que, como sempre defendemos, precisa ser a década da pós-graduação”, concluiu.



Todas imagens
  • Autor: Wagner Lenhardt / Ascom UFFS
  • Imagens: Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS.

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!