Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Universidade Sem Limites vivencia Simulações Realísticas

Data da Noticia 21/06/2023
Senhoras integrantes do projeto tiveram uma verdadeira aula sobre medicina

Na tarde de segunda-feira, 19, as integrantes da Universidade Sem Limites da URI estiveram no Laboratório de Habilidades e Simulações, no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP), participando de atividades de simulação realística proporcionadas pelo Curso de Medicina da Universidade.

As senhoras foram recepcionadas pelas Professoras Miriam Wilk Wisniewski e Elisabete Maria Zanin, organizadoras da atividade, que objetivou aproximá-las das simulações rotineiramente praticadas pelos estudantes de Medicina, com vistas ao treinamento nas mais diferentes situações de saúde/doença.

O Professor e Médico, Leandro Antônio Gritti, acolhendo-as, explicou que um dos principais objetivos da simulação é permitir o treinamento dos estudantes em ambiente controlado, de modo a prepará-los para o atendimento de situações reais de vida. Isso porque, por meio dos simuladores, é possível reproduzir problemas de saúde como se fossem reais, e para os quais, o raciocínio clínico precisa ser rápido e resolutivo. Nesse ambiente, o nível de estresse é semelhante ao da vida real, visto que os simuladores de alta fidelidade permitem inclusive, a comunicação do boneco simulador com a equipe de saúde. 

A Professora e Médica Rejane Lis Menegaz Ströher complementou que, neste ambiente. há simuladores de alta, média e baixa fidelidade, o que permite a realização de inúmeras atividades práticas. Estas podem ser programadas para serem realizadas por equipes de saúde, onde cada estudante desempenha papel de um profissional da saúde, ou por equipes constituídas por estudantes de vários cursos.

Após a recepção inicial, as integrantes da Universidade sem Limites participaram da simulação de um caso de arritmia cardíaca, conduzida pelo Professor Leandro, acompanhado pelos estudantes do último ano do curso de Medicina, Franciele Dartora, Taciê Tissiani Hartmann, Nicole de Albuquerque, Bruna Arboit e Vianei João Baldissera.

Já a Professora Rejane simulou um parto, enriquecendo a atividade com explicações e propiciando a experiência, para as integrantes do grupo, auxiliarem de forma ativa no mesmo.  

Na sequência, as senhoras foram convidadas a visitar os demais espaços do Laboratório de Habilidades e Simulações, dentre eles a Enfermaria e o Laboratório de Técnica Cirúrgica. 

No decorrer das atividades, as integrantes da Universidade Sem Limites, que retomaram suas atividades neste ano, tiveram a oportunidade de conhecer, vivenciar, esclarecer e ampliar conhecimentos. Expressaram, dentre outros, que a Universidade tem   proporcionado momentos maravilhosos e esse é foi mais um deles. Declararam, ainda, que é muito bom ver espaços tão bem equipados e vivenciar situações parecidas com o que acontece nos hospitais.



Todas imagens
  • Autor: Setor de Com. URI Erechim
  • Imagens: Setor de Com. URI Erechim

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!