Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Vivendo na Itália-Por Yara Bergamo

Data da Noticia 17/09/2015
História da imigração italiana no RS

Bom dia minha gente. Como descendentes de italianos, temos o orgulho de festejar os 140 anos da imigração no Rio Grande do Sul. Para comemorar, o cineasta gaúcho Osnei de Lima fez um longa metragem contando como foi a viagem, a chegada dos nossos ancestrais e a dificuldade que tiveram com a língua e em se adaptar à nova terra.

Os italianos não imaginavam nem em sonho a vida difícil que teriam que enfrentar na sonhada "Mèrica". Osnei, no seu filme, Sonho, Conquista e Glória, a maior parte filmada no interior de Erechim, procura mostrar toda essa vida difícil que tiveram nossos bisnonos. Um filme muito bem feito, que com certeza fará enorme sucesso entre os vênetos. A estréia será em Beluno, Veneza, Val di Zoldo e Trieste e, em dezembro, também no Brasil.

Temos que agradecer pessoas como Osnei ,que procuram resgatar nossa história. Também os diversos grupos italianos espalhados pelo Brasil, que trabalham para manter e preservar a memória. Em Viadutos, temos o grupo Taliani Contenti, que com seus cantos, festas e filós, nos trasmitem muito do nosso passado. Assim nossos filhos terão orgulho e saberão contar suas origens e a alegria de ser descendente de um italiano. Buon giorno a tutti!

Sobre a autoraNatural de Viadutos RS, formada em Magistério, fez vários cursos de qualificação e tem espcialização em decoupage. É responsável pela cozinha do Restaurante Barachi da cidade de Mapello, província de Lombradia, na Itália, onde reside desde 1992. Nas horas de folga se dedica a obras sociais na sua cidade.



Todas imagens
  • Autor: Yara Bergamo
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!