Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Acadêmicos de Medicina Veterinária da URI realizam visita técnica

Data da Noticia 06/11/2019

Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da URI (turma 2018) realizaram uma visita técnica à Cabanha Don Cortes, em Erechim, especializada em ovinos PO da raça Poll Dorset. Os proprietários, o Médico Veterinário Wilson Radaelli e a Engenheira Agrônoma Simone Radaelli, recepcionaram a turma e realizaram uma explanação sobre a raça que se destaca pela produção de carne com gordura reduzida.

        Segundo Radaelli, os cordeiros apresentam rápido crescimento, atingindo mais de 30 kg ao desmame e o rendimento de carcaça chega a valores entre 54% até 60% com mais carne e menos gordura. A raça produz também boa qualidade de lã com boa aceitação no mercado.

        Os alunos também participaram de uma aula prática onde puderam realizar o casqueamento, aplicação de vermífugo, avaliação da idade dos animais, entre outros aspectos. A propriedade conta também com “Aprisco”, instalação para recolher os ovinos durante a noite ou para confiná-los. Segundo os criadores, esse recurso tem grande importância na proteção do rebanho contra predadores e contribui para diminuir a taxa de mortalidade de cordeiros devido a épocas onde as condições ambientais são desfavoráveis.

        Os produtores têm também um casal de cães da raça Pastor Maremano, animais com aptidão para tomar conta de rebanhos ovinos. A cabanha conta ainda com vários piquetes de Tifton 85 no verão, sendo que no período do inverno são cultivados azevém e aveia. A Engenheira Agrônoma Simone Radaelli apresentou a cultivar de capim elefante anão BRS Kurumi que está sendo implantada na propriedade que se destaca por apresentar alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais. 

        Para o professor Amito Teixeira, que ministra a disciplina de Ovinocultura, “a atividade na Cabanha Don Cortes foi extraordinária, pois a “nova safra” de Médicos Veterinários formados na URI Erechim pode intensificar a produção de ovinos na região do Alto Uruguai Gaúcho contribuindo para modernizar e qualificar ainda mais a cadeia produtiva da ovinocultura de corte”.



Todas imagens
  • Autor: Setor de Comunicação URI Erechim
  • Imagens: Setor de Comunicação URI Erechim

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!