Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Aumento de miopia em crianças por excesso de telas preocupa oftalmologistas

Data da Noticia 15/10/2019

A comunidade de oftalmologistas brasileiros começou a se preocupar com o aumento dos casos de miopia em crianças. O crescimento da doença está relacionado a utilização de aparelhos eletrônicos, segundo diversos especialistas.

De acordo com a OMS, em 2020, cerca de 35% da população terá a miopia. Até 2050, a previsão é que mais da metade dos seres humanos tenham esse problema de visão. Existem diversos fatores que podem influenciar o surgimento da doença: desde questões comportamentais (como uso de aparelhos digitais) até hereditariedade genética.

A falta de diagnóstico precoce pode intensificar muito os problemas de visão. Como o desenvolvimento visual da criança se dá entre até os seis anos de idade, casos de miopia precoce podem causar danos graves ao trato ocular infantil, segundo o médico César Lipener, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em entrevista à Agência Brasil.

“Quando não existe um exame mais precoce, muitas vezes, a criança pode ter algum problema. A criança não se queixa, os pais não percebem, e essa avaliação, quando não é feita a tempo, pode acarretar sequelas ou dificuldades que a criança vai acabar levando para o resto da sua vida”, afirmou o médico.

“Essa é outra preocupação desestimular o uso intenso e precoce de tais aparelhos, trocando-os por atividades ao ar livre. É um fator que, no mundo inteiro, mostrou-se eficaz para diminuir a evolução da miopia. A gente até brinca que, hoje, a chupeta é o celular”, adicionou.

O vício em celulares passou a ser importante questão na infância. O crescimento do consumo de aparelhos digitais entre crianças vem aumentando e preocupando pais ao redor do mundo. A ‘chupeta’ pode causar danos irreparáveis.

A gente já contou o caso da menina tailandesa de apenas 4 anos que teve de fazer uma cirurgia nos olhos devido ao uso excessivo de celular. A cirurgia foi confirmado pelo pai da criança, Dachan Chuayduang, nas redes sociais. O depoimento de Dachan fazendo um apelo às pessoas viralizou. Ele pediu para que não cometessem o mesmo erro que ele, e que reduzissem o uso de celular na primeira infância de seus filhos.

 



Todas imagens
  • Autor: Yuri Ferreira/Hypeness
  • Imagens: Reprodução/Pexels

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!