Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Cpers realiza protesto contra pacote de Leite e inicia greve na segunda em Porto Alegre

Data da Noticia 14/11/2019
Presidente do sindicato rebateu críticas do governo e espera "diálogo real" na Assembleia Legislativa.

O Cpers Sindicato realizou na manhã desta quinta-feira um protesto contra o pacote do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A movimentação de professores foi grande na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini e à Assembleia Legislativa. Ônibus do interior chegaram no começo da mobilização trazendo mais integrantes para a manifestação que criticou Leite e deixou claro a esperança por um diálogo no parlamento. 

A presidente do Cpers, Helenir Schürer, respondeu a supostas críticas do governo, de que o sindicato não teria contribuído dando sugestões ao pacote. "É como pedir para o enforcado contribuir para o enforcamento. É surreal", afirmou. "Nós enviamos um documento falando sobre todos os pontos em que não tínhamos concordância. O governo simplesmente desconheceu, não nos chamou para falar sobre absolutamente nada. Não há como contribuir com um pacote que representa o fim da carreira de professsor e leva à privatização da escola pública", completou antes de confirmar a greve a partir de segunda-feira. 

De acordo com Helenir, a esperança da categoria é que os deputados façam diferente do que fez o governo do Estado. "Esperamos um diálogo real, e não um diálogo de fachada", acrescentou.  A reportagem entrou em contato com o governado do Estado para falar sobre as críticas do Cpers e aguarda o retorno. 

Nessa quarta-feira, após apresentar o pacote de medidas para reestruturar o funcionalismo público, Leite explicou em entrevista coletiva detalhes da iniciativa. Segundo o governador, a economia prevista é de R$ 25,4 bilhões em 10 anos. No final da tarde de ontem, as propostas foram protocoladas na Assembleia Legislativa. 



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Gustavo Chagas / Rádio Guaíba / Especial

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!