Expocooperlate movimenta economia de Serafina Corrêa, na Serra Gaúcha, com presença da UNICAFES-RS
A Cooperlate, Cooperativa dos Produtores de Leite, realizou em Serafina Corrêa, RS, a 11ª edição da ExpoCooperlate, feira que reúne agricultores familiares, cooperativas de crédito, expositores de animais, representantes de máquinas e equipamentos, artesãos, artistas locais e lojistas de municípios da Serra Gaúcha. Entre os dias 15 e 17 de julho, cerca de 150 expositores divulgaram e comercializaram produtos, artigos e apresentaram formas diversificadas de manejo e de produção.
O presidente da Cooperlate, Nelson Pavoni, estima movimentação de R$ 180 milhões de reais em todos setores de atuação da entidade até o final de 2022. Cadeia do leite, loja agropecuária, recebimento e armazenagem de grãos, fábrica de ração, supermercado e insumos são as principais atividades que compõem a cooperativa.
“A Cooperlate iniciou sua trajetória em 1993, quando 130 produtores de leite se sentiam desprestigiados com a empresa que recolhia o leite. Eles então resolveram se organizar e, juntos, formar uma associação, que posteriormente se transformaria em uma cooperativa”, rememora o presidente Pavoni.
Público prestigia cerimônia de abertura da ExpoCooperlate 2022
A Cooperlate é uma das associadas da Unicafes-RS. O presidente da organização em solo gaúcho, Gervásio Plucinski, destacou a relevância da Expo 2022 ao fomentar o conhecimento de novas tecnologias e a apresentação de culturas agrícolas diversificadas. “A proposta deles dialoga com a missão da Unicafes e visa a melhoria da produção de alimentos”, enfatiza Plucinski.
Para a expositora Izabel Buzatti, representante de uma queijaria, a essencialidade da Agricultura Familiar tem presença marcante quando toda a família participa dos processos de fabricação do queijo. “Acho bonito quando eles - as famílias - cuidam, ordenham, recolhem, produzem e comercializam”, pontua Izabel.
Expositores apresentam produtos e criação durante feira em Serafina Corrêa
SUTRAF ALTO URUGUAI EMPOSSA NOVA DIRETORIA
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai, SUTRAF-AU, empossou na quinta-feira (14/07), em Erechim, a nova coordenação regional. Eleitos em maio, os novos titulares dos cargos exercem funções pelo próximo período trienal: Alcemir Bagnara, coordenador-geral; Juraci Zambon, coordenador de finanças; Gilberto Kozak, secretário-geral.
O presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, prestigiou a posse e relembrou a pujança da Agricultura Familiar e do Sindicalismo na região. “O Alto Uruguai tem na Agricultura Familiar sua grande marca. O Sindicalismo tem papel fundamental na região. As conquistas dos agricultores e a criação das próprias cooperativas nasceram dentro dos sindicatos”, argumenta Plucinski.
Ao todo, a gestão recém empossada é composta por 248 integrantes do conselho fiscal e da coordenaria-geral.
UNICAFES-RS REALIZA FÓRUM DE GRÃOS EM SERAFINA CORRÊA
Cooperativas integrantes da Unicafes-RS pautaram temas essenciais para a intercooperação das associadas e para alavancar a troca de informações na manhã da última sexta-feira (15/07), em Serafina Corrêa, RS. Em debate, tópicos fundamentais para o andamento das atividades produtivas e da interlocução entre os cooperados, visando o estímulo ao conhecimento e ao crescimento socioeconômico do cooperativismo: assistência técnica, produção de leite, intercooperação em insumos, sementes e químicos; safra de trigo e contratos; propostas de capacitação dos colaboradores; informações acerca da Cooperativa Central Agroindustrial.
Entre os participantes, líderes de Coasa, Casa, Coopeagri, Cooperlate, Agricoop e Coopac, além da diretoria da Unicafes-RS. Após o encontro, os representantes das cooperativas visitaram a ExpoCooperlate 2022.
Fórum de Grãos realiza encontro em Serafina Corrêa
ENTIDADES DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA ELENCAM PROPOSTAS PARA APRESENTAR AOS CANDIDATOS AO PIRATINI
Líderes das organizações Unicafes-RS, FETRAF-RS, COCEARGS, MST, MPA e MAB debateram na tarde de quarta-feira (13/07), em Porto Alegre, propostas fundamentais para recuperar e alavancar o desenvolvimento socioeconômico da Agricultura Familiar e Camponesa no estado do Rio Grande do Sul. As entidades pretendem entregar o documento aos candidatos ao Governo gaúcho em 2022 e pleiteiam o comprometimento dos postulantes ao Piratini com as demandas apontadas.
Entre as principais medidas postas à mesa estão: retomada do Plano Safra estadual; construção de um fundo de compensação ambiental; política de melhoria da infraestrutura rural e das escolas no campo; plano amplo de produção de alimentos; políticas públicas para estimular economicamente o cooperativismo; programa de estoque de alimentos; fomento
à concepção de fertilizantes e insumos de base agroecológica; garantias de direitos aos atingidos por barragens; Reforma Agrária.
Representantes da Agricultura Familiar debatem propostas para incluir em documento
- Autor: José Zanandréa/Gervásio Plucinski/Neri P
- Imagens: José Zanandréa