Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Gaurama garante direitos aos excepcionais através da parceria com a APAE

Data da Noticia 22/11/2019
Trabalho gratuito realizado para alunos e familiares é referência regional.

Quando o assunto é inclusão e cidadania, a Gestão Municipal de Gaurama não mede esforços  para garantir direitos aos excepcionais. Através da parceria entre as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, a  Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), oferece um trabalho de referência para a região, garantindo convivência, saúde, aprendizado aos 45 usuários atendidos e seus familiares.

Além do espaço físico que garante conforto e condições de desenvolver um trabalho com qualidade, Gaurama oferece à Apae um profissional, merenda, água e luz. “Além disso, o governo municipal sempre nos atende prontamente no que precisamos”, afirma a  coordenadora, Ana Paula Raiher Zorzi.

Fundada há 27 anos e em pleno funcionamento há 21 anos, a Apae Gaurama presta atendimentos em habilitação e reabilitação de forma gratuita, continuada , permanente e planejada. Sua estrutura multidisciplinar é formada por seis professores, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, equitador, secretária, motorista, educadora social, monitor, serviços gerais e a coordenadora geral que é diretora e coordenadora pedagógica.

Pela parte da manhã, o foco é saúde e reabilitação com serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, ecoterapia e o serviço social com as famílias. O atendimento é feito todas as tardes na parte de alfabetização do 1º ao 5º ano, oficinas de artesanato e marcenaria. “Enquanto os alunos estão em sala de aula, as famílias acompanham e recebem atendimento com a psicóloga, assistente social e oficinas de artesanato e culinária. As mães que participam formaram um grupo chamado EFA (Envolvimento Familiar Apaeano) que tem sua diretoria. Tudo o que elas produzem, elas comercializam e repassam a verga para a APAE para o atendimento dos filhos”, explica a coordenadora Ana.

Os atendimentos são gratuitos aos usuários. São custeados por Parcerias firmadas com os Governos Municipais (Gaurama, Viadutos, Marcelino Ramos e Áurea), Estadual e Federal.



Todas imagens
  • Autor: Comunica Gaurama
  • Imagens: Comunica Gaurama

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!