Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Pesquisa da UFFS sobre Erechim é apresentada em congresso na Grécia

Data da Noticia 11/07/2019
Ilhas de calor na área urbana do município foram tema de estudo desenvolvido no curso de Licenciatura em Geografia

Uma pesquisa sobre a identificação de ilhas de calor na área urbana de Erechim foi apresentada em Tessalônica, na Grécia, durante congresso promovido pela Associação Internacional de Climatologia. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim pela acadêmica Eduarda Regina Agnolin, do curso de Licenciatura em Geografia, com orientação do professor Pedro Murara, que apresentou a pesquisa no evento. O congresso aconteceu entre os dias 27 de maio e 1º de junho.

Segundo o docente da UFFS, a pesquisa partiu da coleta, análise e tratamento de imagens de satélite. “Com a elaboração de mapas, cálculos e índices, foram identificadas ilhas de calor superficiais no verão e no inverno erechinense, que se caracterizam por diferenças térmicas entre 10º C a 12º C”, explica Pedro. “Ou seja, há, na área urbana de Erechim, diferenças térmicas entre os diferentes pontos da cidade, por conta principalmente do relevo, uso e ocupação do solo com áreas densamente urbanizadas.”

Na pesquisa, Eduarda e o professor verificaram que, na primavera e no outono, foram registrados valores mais elevados dessas temperaturas, com magnitudes térmicas de 14º C a 20º C.

“Destacamos ainda que a área urbana se expandiu nas últimas décadas, apresentando tanto porções densamente construídas e urbanizadas, com presença de pequenas indústrias, como também áreas caracterizadas por lotes vazios, solo exposto, assim como resquícios florestais e densidade de vegetação”, conta o docente.

Os resultados da pesquisa foram investigados durante os anos de 2017 e 2018, quando Eduarda foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).



Todas imagens
  • Autor: Ascom UFFS - Campus Erechim
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!