Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Projeto da UFFS com escola de Aratiba resgata memórias dos moradores da cidade

Data da Noticia 22/10/2019
Alunos do 9º ano trabalharam com pesquisadores do Centro de Documentação e Laboratório de História Oral, do curso de Licenciatura em História.

Campus Erechim segue promovendo ações com os municípios do seu entorno. Dessa vez, uma parceria entre o Centro de Documentação e Laboratório de História Oral, do curso de Licenciatura em História, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Aratiba resultou em uma ação de extensão com os estudantes do 9º ano do educandário.

Trata-se do projeto “Olhares do passado: a memória aratibense nos relatos da comunidade”, em que os alunos da escola tiveram que entrevistar os moradores do município a fim de conhecer suas percepções sobre o lugar em que vivem.

Carla Barros, antiga professora de História da turma, idealizou o projeto e procurou o laboratório da Universidade. Atualmente ela é acadêmica do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS.

Mais de 30 estudantes estiveram na UFFS para participar de formações com docentes e bolsistas do Centro de Documentação. A equipe auxiliou os alunos e montar os questionários e também a conduzir o projeto para a construção de uma exposição dos relatos.

Professora da escola de Aratiba, Ceila Patricia Fortuna Portelles foi a peça-chave para o desenvolvimento da ação com os adolescentes. “Na verdade a ideia chegou até nós no início do ano passado, através da professora Débora Clasen de Paula e da acadêmica Carla Barros, além de mais alguns professores e bolsistas da Universidade”, explica. “Nossa intenção foi desenvolver um projeto sobre o município de Aratiba para resgatar a história e as memórias do nosso povo, fazendo entrevistas para, posteriormente, publicá-las.”

Os alunos, em duplas e trios, escolheram uma pessoa para entrevistar. “Após escolherem a pessoa a ser entrevistada, os alunos visitaram a UFFS e, com os professores e bolsistas, criaram um roteiro das perguntas a serem feitas”, conta Ceila.

Os acadêmicos da UFFS acompanharam os alunos da escola na visita aos entrevistados. Os relatos foram gravados e os bolsistas as transcreveram. Depois disso, foram levados aos entrevistados para que os mesmos lessem e autorizassem a divulgação.

“Depois de autorizadas, recebemos duas cópias de cada entrevista, uma para ser arquivada na escola e outra que será entregue para os entrevistados. Também já aproveitamos a oportunidade e fizemos uma exposição do projeto na feira do nosso município, a Expoara. A próxima exposição será na escola no Dia da Família, em novembro”, diz Ceila. Nas palavras da professora, a parceria entre o Centro de Documentação e História Oral da UFFS com a escola deu bastante certo. “Achei uma ideia maravilhosa por parte da Universidade. Ficamos felizes por nos escolherem para esse projeto”, fala.

“Conhecemos vários professores e acadêmicos, todos muito dispostos para que o projeto obtivesse êxito. Acredito que todos saímos beneficiados, pois foi uma ótima experiência. Os alunos se dedicaram ao máximo. Foi uma experiência única e grandiosa, em que eles puderam valorizar suas próprias raízes abordando as memórias da cidade de Aratiba, por meio da metodologia da História Oral”, destaca a professora.

Para o bolsista e acadêmico da UFFS Maurício Trovó, a participação no projeto foi uma experiência muito positiva. “O Centro de Documentação e Laboratório de História Oral vem integrando diversos alunos do curso de Licenciatura em História da UFFS - Campus Erechim como voluntários, além de contar com um bolsista e um excelente apoio e suporte dos professores coordenadores que investem em nossa formação com oficinas e leituras”, destaca.

“Assim conseguimos, através desta ação, integrar ensino, pesquisa e extensão, aproximando professores, alunos da Graduação e da Pós-graduação da UFFS com a escola municipal e com a comunidade de Aratiba e o resgate de sua memória. Isso enriquece muito a nossa formação como graduandos de Licenciatura em História, uma vez que nos possibilita colocar em prática o que estudamos. Estamos bem motivados para pensar nesse projeto como uma primeira experiência modelo para os próximos no futuro”, diz o acadêmico.



Todas imagens
  • Autor: Ass. Comunicação UFFS/Erechim
  • Imagens: Centro de Documentação e Laboratório de

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!