Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Realizado evento em comemoração a 16ª Semana Nacional de Museus

Data da Noticia 25/05/2018

Na última quarta feira, dia 23 o Museu Municipal Irmã Celina Schardong de Gaurama deu início as atividades da 16ª Semana Nacional de Museus. Neste ano, a temática Pautas Culturais: a história da música em Barro-Gaurama, envolveu 250 alunos adolescentes acompanhados dos professores das escolas municipais e estaduais do município. A proposta pedagógica foi propiciar o contato destes jovens com músicas e músicos de diferentes estilos mas principalmente optando por letras de conteúdos éticos e próprios para esta faixa etária.

O encontro foi realizado no Salão Paroquial e contou com a exposição de instrumentos musicais antigos, equipamentos da “era do rádio” e do disco de vinil e fotografias. Os alunos receberam uma aula da história da música de Gaurama desde 1910 e as transformações ocorridas principalmente com a chegada da energia elétrica.

O professor Rudolfo Affonso Krüger, com seu violino, abriu o momento musical relembrando a história de sua família, desde o seu bisavô, que junto com a família Moron, foram pioneiros das orquestras em Gaurama. Assim, os jovens tomaram contato com alguns clássicos tocados ao violino.

O professor e músico Enori Chiaparini e o músico Paulo Casarin cantaram e tocaram clássicos da jovem guarda e relembraram as histórias dos conjuntos musicais. O músico Gelson Cordeiro dos Santos com muito humor apresentou o tradicionalismo de raiz. A atividade encerrou-se com a apresentação coletiva dos músicos acompanhados com o entusiasmo da platéia.

A constatação da presença de inúmeros grupos musicais e de canto coral na história de Gaurama, desde 1910, inspirou a temática escolhida pelo Museu que buscou trabalhar a sensibilidade presente em clássicos da boa música.



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de impresa Gaurama
  • Imagens: Assessoria de impresa Gaurama

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!