Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Revestimento aumenta vida útil do coco e fruta conquista a Europa.

Data da Noticia 22/02/2018
Tecnologia desenvolvida pela Embrapa melhora condições de exportação e pode ser usada em diversas frutas, como melão, mamão, manga, melancia e goiaba.

A partir de junho deste ano, os europeus poderão consumir mais coco verde brasileiro. Um revestimento comestível desenvolvido pela Embrapa eleva em até quatro vezes a vida útil da fruta, que normalmente dura dez dias. A tecnologia promete conservar todas as propriedades nutricionais do coco natural, sem alteração de sabor e coloração da água de coco.

A vida útil do coco verde in natura era o principal entrave à exportação do produto. As pesquisas da Embrapa para desenvolver a solução levaram dez anos. A propriedade de Domingos testou a tecnologia e segundo a Embrapa, houve aumento de dez para mais de 40 dias na vida útil do fruto. Além do revestimento, a Embrapa ressalta o armazenamento dos frutos, como regulagem de temperatura, umidade e ventilação dos containers usados na exportação, também precisam ser controlados para alcançar esse índice.

O revestimento desenvolvido pela Embrapa é biodegradável, comestível e fácil de ser aplicado. São necessárias apenas três etapas. Primeiro, é feita a higienização dos frutos. Em seguida, eles são mergulhados em uma solução a base de um polissacarídeo e outros compostos responsáveis pela redução da atividade dos micróbios no fruto. Por último, deve ser feita a secagem do revestimento. A partir daí, será formada uma membrana protetora sobre o coco verde e o produto estará pronto para ser embalado e armazenado para exportação.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Drawlio Joca / Ed. Globo

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!