Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Sobre a Inclusão na Escola

Data da Noticia 04/02/2019

Há tempos venho pensando em escrever um texto comentando sobre a questão da inclusão social no âmbito escolar, bem como da importância dos investimentos, que necessitam ser cada vez maiores, e dos benefícios que ela traz para as crianças incluídas bem como daquelas que não necessitam.

            Bueno, em primeiro lugar irei falar como é importante para uma criança de oito anos, sem necessidade de inclusão, conviver com um estudante em condições que diferem um pouco do que ele está acostumado a ver. Então, essa criança irá, desde a tenra idade, a não desenvolver preconceitos e a ser tolerante com todas as diferenças que permeia o mundo atual. Ela entenderá que existem crianças que vêem o mundo de outra forma, que tem um ritmo diferente que vai desde a aprendizagem até o jeito de brincar e se comunicar. Será mais fácil para quem não necessita da inclusão ver como ela é necessária. Aqui cabe ressaltar que trabalho em uma escola que é referência em inclusão e consigo ver o carinho que as crianças incluídas são tratadas pelos colegas, e isso é importante para ambas.

            Para as crianças incluídas a escola vai para além de um local de ensino e aprendizagem. Cabe aqui uma menção: se ao menos não se tentar ensinar uma criança com deficiência, dentro de suas capacidades e limitações, a ler e a escrever, nunca saberemos até onde ela pode chegar. Dito isso, é de suma importância que crianças portadoras de necessidades especiais estejam na escola também pelo fato da socialização. Elas, assim como qualquer pessoa, são seres sociáveis e precisam do contato com seres humanos para desenvolver suas capacidades de socialização bem como criar vínculos de amizade, brincar, praticar esportes e ter uma vida social saudável como qualquer criança, bem como aprendendo a disciplina e o que pode e é certo, assim como aprender a ouvir um “não” e entender que ela estava agindo de uma maneira não adequada

            Enfim, existem muitos desafios a serem vencidos. Necessidades estruturais, cursos intensivos, que partam do poder público, e cada vez mais seqüentes para que professores e funcionários da área da educação (como os auxiliares de disciplina, que lidam muito diretamente com essa questão) estejam preparados para, da melhor forma possível atender as necessidades do estudante.



Todas imagens
  • Autor: Adilson Piloto Junior
  • Imagens: Internet/Ilustração

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!