Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Traficantes expulsam moradores de casa em bairro de Erechim

Data da Noticia 19/02/2019
Residências tomadas a força são transformadas em pontos de tráfico.

A instalação de facções criminosas, a violência e os homicídios ocorridos de forma cruel em Erechim nos últimos meses revelam um ponto em comum: o tráfico de drogas.

Com interesse em expandir os negócios as facções têm migrado para cidades menores e levam terror a comunidades que não estavam acostumadas com a presença de grupos criminosos. De acordo com o delegado Gustavo Ceccon, o crime tem se transformado. “Percebemos que a presença de facções tem sido mais frequente em Erechim. Essa situação tem aumentado desde o ano passado e isso é uma tendência começando nas grandes cidades e posteriormente chegando ao interior”.

Com a chegada de grupos que já estão consolidados nas grandes cidades, inclusive atuando de dentro de presídios, o pequeno traficante tem sido substituído por grupos que comandam a venda de drogas em maior quantidade, consequentemente a violência tem aumentado na mesma proporção.

Em Erechim, Gustavo Ceccon explica que moradores teriam sido expulsos de casa no bairro São Vicente de Paula e as residências teriam sido transformadas em bocas de fumo. “Isso não se dava somente em áreas de invasão, mas em residências em situação legal, onde eles viam uma fraqueza, uma possibilidade menor de resistência dos moradores, espantavam as pessoas e pegavam a casa para eles”. Outro exemplo do efeito do tráfico de drogas pelas facções em Erechim, citado pelo delegado, foi o homicídio que ficou conhecido como o “caso da mala”, onde Vanderleia Rodrigues, de 29 anos, foi morta, teve o corpo esquartejado, colocado dentro de uma mala e abandonado na entrada do bairro São Vicente de Paula. “Eles queriam colocar regras para todos os moradores do bairro e o descumprimento dessas regras, ou se fizessem algo que os desagradasse, poderia acabar em um homicídio”.

Segundo dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Erechim no mês de janeiro de 2018 foram registrados cinco flagrantes de tráfico de drogas. No mesmo período de 2019 houve 17 registros do mesmo crime. Para Diana Zanata, titular da 11ª Delegacia de Polícia Regional do Interior esse dado representa a efetividade do trabalho da polícia. “Quando aumenta o número de ocorrências, normalmente representa o aumento da criminalidade, já com relação ao tráfico é o inverso. Significa um aumento da atuação e da efetividade do trabalho policial, que ocorre de forma mais enérgica para coibir esse tipo de criminalidade”, explica a delegada.

Em relação à presença das facções no município, Diana Zanata diz que o trabalho da polícia visa conter a instalação destes grupos criminosos. “A ideia é não deixar que elas se espalhem e tentar conter agora para que depois não precise correr atrás”, conclui Diana Zanatta. No mês de janeiro a Draco prendeu um homem que possuía ligação com a facção instalada no bairro São Vicente de Paula e no mês de fevereiro, um adolescente de 15 anos também envolvido com o grupo criminoso e que havia cometido três homicídios ocorridos na mesma rua naquele bairro.



Todas imagens
  • Autor: Leandro Vesoloski/ Atmosfera On.Line
  • Imagens: Arquivo Atmosfera On.Line

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!