Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Velada em Viadutos e sepultada em Áurea religiosa quase centenária

Data da Noticia 24/12/2019

Ir. Joaquina Samujedem, das irmãs da Sagrada Família de Maria, faleceu neste sábado no Hospital de Viadutos, aos 99 anos, onde foi velada e teve missa de corpo presente na igreja Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Administrador Diocesano e concelebrada pelo Pároco local, Pe. Waldemar Zapelini.

Na homilia, o Administrador Diocesano situou a celebração no contexto do tempo litúrgico do Advento, em que se lembra a história do povo no qual Cristo nasceu, fazendo relação com a família e a comunidade na qual a religiosa falecida sentiu o chamado de Deus para a vida religiosa na Igreja. Ressaltou a importância e a necessidade do cultivo das vocações de especial consagração a Deus e ao sacerdócio nas famílias e nas comunidades. Convidou a todos a louvarem a Deus pelo dom da vida da Ir. Joaquina, bem como pela Congregação na qual viveu por sua presença enriquecedora na Diocese de Erexim.

Dados biográficos: Ir. Joaquina nasceu em Áurea, no dia 20 de outubro de 1920. Era a segunda dos 12 filhos de Carlos e Estanislava Samujedem. Desde cedo, sentia o chamado de Deus batendo em seu coração. Ingressou na Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Maria no dia 22 de dezembro de 1935, como aspirante à Vida Religiosa. Fez sua preparação para a mesma em Curitiba, professando seus votos definitivos de Religiosa no dia 5 de dezembro de 1938, tendo, pois, completado 81 anos de especial consagração a Deus.

Duas outras filhas da família seguiram seu exemplo e também se tornaram religiosas na mesma Congregação.

Ir. Joaquina trabalhou como professora em várias cidades do Paraná e no Rio Grande do Sul. Exerceu o cargo de superiora em comunidades em que viveu. Foi Conselheira Provincial nos primeiros da Província São Francisco de Assis, com sede de Erexim, de 1967 a 1970.

Ela coordenou também a Associação das Filhas de Maria e o Apostolado da Oração. Atuou em diversas pastorais e participou de diversos cursos de formação, especialmente de saúde.

Esteve sempre pronta e disponível para qualquer serviço, inclusive a restauração de imagens desgastadas ou quebradas.

Cultivou especial confiança na Divina Providência, mantendo profunda unidade entre oração e ação.

Depois de viver e atuar em 16 comunidades da Congregação, Ir. Joaquina, em 2013, já idosa e debilitada, passou a residir na Comunidade da Casa Imaculada Conceição em Viadutos, a casa das irmãs idosas.



Todas imagens
  • Autor: Pe. Antonio Valentini Neto
  • Imagens: Pe. Antonio Valentini Neto

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!